Question posted by Isac on 04 December 2012

Olá, boa tarde.
Procurei por perguntas similares e todas elas encaminham para resposta a outras perguntas, mas nao consigo encontrar essas respostas..
deixo as minhas questões:

1-Namoro com uma miuda á cerca de 6meses, e descobri á pouco que ela é seropositiva e não toma nenhum ARV. Sempre mantivemos relações sexuais com uso de preservativo, até um dia em que, quando a penetrava o preservativo estoirou. Limpei o pénis com uma toalhita, lavei com agua e sabao. No dia seguinte por precaução fiz profilaxia TARV mas nao tomei toda a dose por nao haver comprimidos suficientes. tomei 3TC+AZT com IDV (este ultimo apenas tomei 5dias completos). Terei feito bem? será que a probabilidade de ter contraído hiv o justificou?
2-Antes deste acontecimento, ela ja praticava sexo oral sem protecção. Tem riscos?
3-Se durante a troca de beijos houver sangue dela para o meu estomago qual a probabilidade de contrair hiv?
Ainda preciso de 2 meses para obter teste seguro, daí as minhas duvidas...

obrigado.
cumprimentos



Answer posted by Maria J. Campos on 05 December 2012

Isac
quando existe rotura do preservativo deve ser instituída a profilaxia pós exposição durante 28 dias. Deve ser iniciada o mais rapidamente possível para evitar uma possível transmissão do VIH. Não devia ter parado parte da medicação, pois é a acção do conjunto dos medicamentos que faz com que a terapêutica seja eficaz na prevenção da infecção pelo VIH.
A transmissão do VIH durante o sexo oral é de baixo risco e o pouco risco que existe é sobretudo para quem recebe esperma infectado pelo VIH ( não é o seu caso).
O beijo não transmite o VIH, não há nenhum caso de transmissão por essa via.
Maria José campos